23/05/20 Ucranianos citados por Ministra Damares na reunião Ministerial

A divulgação pública, autorizada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Celso De Mello, da polêmica reunião da atual equipe do governo Bolsonaro, fez com que as imagens e o tema ganhassem destaque e notoriedade nacional.

Ao falar sobre a diversidade nacional mencionando os dados sócio-culturais coletados pela sua equipe, a Ministra Damares Regina Alves (Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos) citou a Etnia Ucraniana. Em tom de surpresa a Ministra mencionou dados demográficos e citou que esta etnia ainda preserva sua cultura.

Após citar os ucranianos, Damares mencionou os “Ciganos”, ceringueiros e quilombolas.

Não ficou claro o objetivo de Damares ao citar os imigrantes ucranianos em seu discurso, pois as pessoas desta descendência sempre viveram de forma integrada na comunidade desde a sua chegada no Brasil, atuando nos mais diversos setores da sociedade de forma livre e não constituindo assim um grupo “à parte” no país, objeto de “status diferenciado” ou “tratamento estatístico especial”.

Confira no vídeo abaixo (à 1 hora, dez minutos e trinta segundos) a referida citação:

Se a Ministra Damares Regina Alves fez tal citação pura e simplesmente a nível de exemplificação, externando sua surpresa para com a enorme diversidade cultural e étnica do Brasil, ou mencionou “Os Ucranianos” como um grupo de brasileiros “especial”, digno de uma estatística própria, cabe ao leitor (bom entendedor) refletir e concluir.

Para saber mais sobre a biografia da Ministra acesse o link abaixo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Damares_Alves

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*